66 artistas de Raposa são contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), realizou na manhã deste sábado, 7, a assinatura do Termo de Execução Cultural da Lei Aldir Blanc, referente à etapa de 2024. O evento, realizado no auditório do Colégio Militar Tiradentes XII, marcou o início da terceira fase de implementação da lei no município, destinando um recurso total de R$ 260 mil para apoiar 66 projetos de associações, grupos culturais e artistas locais. Desses recursos, R$ 237 mil foram destinados aos diferentes segmentos culturais. As iniciativas serão executadas ao longo do mês de dezembro, promovendo o fortalecimento da cultura e das tradições raposenses.
O prefeito Eudes Barros destacou o impacto positivo do incentivo cultural para os fazedores de cultura do município. “Estamos aqui dando fomento ao terceiro edital, da gestão do prefeito Eudes para os fazedores de cultura, e eu quero aqui parabenizar cada um de vocês pelo talento e pelo que vocês representam hoje para o município de Raposa. Isso também tem nos ajudado a divulgar o município com nossas belezas naturais e culturais, que possuem grande potencial fora da nossa cidade. É motivo de alegria, porque nunca, na história de Raposa, houve esse nível de fomento do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, beneficiando aqueles que fazem a cultura da nossa cidade.”
O evento contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Pereira Filho, do secretário de Comunicação, Udes Filho, e do chefe de Gabinete, Coronel Heron Santos. Durante a cerimônia, Pereira Filho destacou a diversidade dos segmentos contemplados. “Foram 111 inscrições e 66 aprovados de diversos segmentos culturais, como gospel, matriz africana, literatura, música, artesanato, capoeira, entre outros. Encerramos esse processo de execução com o apoio incondicional do prefeito, que é o grande incentivador deste projeto. Parabenizo todos os aprovados e desejo sucesso para que o fomento cultural continue alcançando os fazedores de cultura,” declarou o secretário.
Entre os contemplados está Francisco Araújo Santos, conhecido como Nego Batera, o primeiro baterista de Raposa e filho de pescador. Ele expressou sua gratidão pelo apoio ao setor cultural: “Nós, artistas, temos a oportunidade de mostrar nossos talentos, não só para a cidade, mas também para o mundo. Fica aqui o meu agradecimento à Prefeitura de Raposa,” afirmou.
Ricardo Matos, integrante de oito instituições culturais e representante do Instituto Thebas, também elogiou a gestão municipal. “É com grande orgulho que, pela primeira vez na história de Raposa, vemos uma gestão voltada para a inclusão social em todos os sentidos e fatores da diversidade. Todas as pessoas contempladas do segmento cultural, independentemente de religião, estão sendo abraçadas pela gestão e contempladas pela Lei Aldir Blanc. Fica aqui minha gratidão à gestão do prefeito Eudes Barros.”
Workcenter© 2025. E todos os direitos reservados.