Prefeitura de Raposa inicia a Campanha Outubro Verde com foco no combate à sífilis

Na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Raposa, em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início à Campanha Outubro Verde, mês dedicado ao combate à sífilis. A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Saúde.
O evento contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Raidênia Oliveira; do prefeito Eudes Barros; da coordenadora municipal das ISTs, HIV e Hepatites Virais, Thalyta Sirqueira; da chefe da Coordenação de Atenção às IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão de Matos; além de servidores da área da saúde, como Agentes Comunitários, Agentes de Endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos que atuam diretamente junto à população raposense.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode ser prevenida com o uso do preservativo em todas as relações sexuais. Durante a gestação (tema central da campanha) a infecção pode causar complicações graves, como aborto, parto prematuro, sequelas neurológicas e até a morte do recém-nascido.
Durante a solenidade, a enfermeira Ana Lúcia compartilhou um caso de sucesso: o acompanhamento de uma gestante diagnosticada com sífilis, cuja atuação da equipe da Atenção Primária de Raposa garantiu que o bebê nascesse livre da infecção.
A doença pode ser classificada em duas formas: adquirida e congênita. A primeira ocorre por meio de relação sexual sem proteção; a segunda, quando há transmissão da mãe para o bebê durante a gestação ou o parto. A sífilis adquirida apresenta três fases: primária (com ferida indolor), secundária (manchas e febre) e terciária (com comprometimento de órgãos internos).
“Reforçamos que a sífilis tem cura e o tratamento está disponível em todas as nossas unidades básicas de saúde. Com esta ação, queremos conscientizar a população para avançarmos na redução dos casos, especialmente da transmissão vertical. Agradecemos à Secretaria de Estado da Saúde pela importante parceria com o nosso município”, destacou a titular da SEMUS, Raidênia Oliveira.
Já Jocélia Frazão ressaltou o compromisso do Governo do Estado em apoiar e incentivar a campanha em todos os municípios maranhenses.
“A SES trouxe este momento para Raposa, um município parceiro, pois o Governo trabalha em prol da municipalização e do fortalecimento das redes locais de saúde. Sabemos da qualidade do atendimento oferecido aqui, sempre com foco na Atenção Primária e no cuidado das pessoas que mais precisam”, afirmou.
Texto: Erica Samira
Fotos: Charlyson Carvalho
Workcenter© 2025. E todos os direitos reservados.