Prefeitura de Raposa realiza 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), realizou, na última sexta-feira (25), a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, o evento reuniu representantes da sociedade civil, autoridades e técnicos das secretarias envolvidas, com o objetivo de debater propostas e estratégias para a promoção da soberania e da segurança alimentar no município.
A conferência foi realizada no espaço Fazendinha e contou com a participação do prefeito Eudes Barros; do presidente da Câmara Municipal, João Marcos; da secretária-geral do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Concita da Pindoba; da presidente do COMSEA, Joselita Teixeira; do presidente da CAISAN e secretário municipal de Agricultura, João Vonei; além dos vereadores Luan Martins, Vônei Moraes e Lucas Paraíba.
Participaram ainda agricultores familiares, marisqueiras, lideranças comunitárias, além das secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Pesca.
A programação contou com a abertura oficial, apresentação de relatórios das secretarias, leitura e aprovação do Regimento Interno e palestra magna sobre o tema central da conferência. Durante os debates, foram discutidas soluções para combater a fome, promover o acesso à alimentação saudável e fortalecer políticas públicas integradas entre diferentes setores.
O secretário municipal de Agricultura, João Vonei, ressaltou a importância da integração das políticas públicas para assegurar o direito à alimentação.
“Essa conferência começou de forma justa, com debates entre as secretarias e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Aqui, tivemos a oportunidade de dialogar com produtores rurais, marisqueiras e agricultores. Deste encontro sairão propostas que serão encaminhadas aos governos municipal, estadual e federal. Esse é o compromisso da gestão municipal: garantir segurança alimentar e nutricional para cada cidadão raposense”, destacou o secretário.
Durante a abertura da conferência, o prefeito Eudes Barros destacou a importância da união entre a gestão e a sociedade civil para garantir o direito à alimentação digna e reafirmou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas que promovam equidade e justiça social.
“A realização desta conferência demonstra o nosso compromisso em construir políticas públicas eficientes, com base no diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Vamos seguir trabalhando, com justiça social e responsabilidade, para que cada família raposense tenha dignidade e segurança alimentar.”
Ao final do evento, foi realizada a eleição dos delegados que representarão o município nas próximas etapas da conferência. Representando o poder público, foram eleitos Owilma Trindade e João Vander. Pela sociedade civil, foram escolhidos Michael de Oliveira, Joice Cristina Pereira, Joselita Teixeira e Leuzanira Furtado.
Texto: Erica Samira
Fotos: Charles e Melkias
Workcenter© 2025. E todos os direitos reservados.