Prefeitura e Senar realizam curso de plantação e cultivo de banana no Cumbique
Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, durante os dias 13, 14 e 15, um curso de plantação e cultivo de banana para produtores rurais e futuros produtores da fruta.
A capacitação iniciou na Secretaria de Agricultura do município e finalizou na residência do agricultor Sandro Roberto de Sousa, no Cumbique, aonde os participantes aprenderam técnicas para realizar o plantio, adubação e a produção de banana para o consumo e comercialização. O curso Cultivo da Banana tem carga horária de 24 horas e utiliza técnicas de diferentes níveis tecnológicos de produção. Além de conhecer como fazer o cultivo, os participantes também aprendem a realizar a colheita, o transporte e o armazenamento dos frutos.
O curso de Formação Profissional Rural (FPR), para capacitar os agricultores do município, foi requerido pelo técnico do SENAR Alexandro Buzaca, e durou três dias com aulas práticas e teóricas e os participantes irão receber um certificado.
Jefferson Freitas Moraes, técnico agrícola e instrutor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – FAEMA, ministrou o curso e explicou o intuito: “Esse é um curso prático para capacitar os produtores com novas técnicas de plantio e cultivo através de treinamento, para que o produtor aprenda mais e, com isso, ele tenha mais produtividade. Além disso, ajudamos quem deseja começar na área”, afirmou.
Pedro Oscar, gestor da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) de São Luís, destacou que é necessário capacitar o agricultor, também para que ele tenha acesso ao crédito a fim de fortalecer a agricultura familiar: “A gente entende que a agricultura familiar só pode acontecer, só tem condição de existir, se o agricultor tiver condições de aumentar sua produção e ganhar sua renda”.
Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Vonei Moraes, esse curso é uma boa oportunidade para o produtor: “Nós queremos ampliar essa cultura e essa plantação porque além de ser uma ótima oportunidade para quem vive na zona rural, a banana é uma fruta muito consumida”.
Workcenter© 2025. E todos os direitos reservados.