A Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde dessa terça-feira (22), mais uma ação direcionada a diabéticos e hipertensos do município. Com o objetivo de monitorar esses pacientes, a iniciativa aconteceu na microárea 07, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Ribeiro Farias.
Microárea corresponde ao espaço geográfico delimitado onde residem um quantitativo de pessoas e que corresponde à área de atuação de um Agente Comunitário de Saúde (ACS). Com consulta médica e de enfermagem, teve também atendimento odontológico, testes rápidos, vacinação, triagem e roda de conversa.
Quem ficou satisfeito com o atendimento foi seu José Domingos da Silva de 84 anos. Ele relatou a importância dessas ações em lugares mais afastados, porque entende que muitos idosos já não tem mais a facilidade de se deslocarem até as UBS’s do município para realizar o acompanhamento.
Outro morador que agradeceu foi Leonardo Alves que pontuou que: “Agora eles vêm até onde moramos para nos ajudar e aqui trazem os atendimentos específicos para os pacientes. Além de outros serviços que são disponibilizados”.
A coordenadora da Atenção Primária a Saúde, Glaucia Rocha, informou que durante este ano a SEMUS objetiva realizar mais ações para este público em particular. Além disso, explana que hoje a Saúde usa a estratégia de microáreas.
“Trabalhamos com as microáreas, com grupos específicos de diabéticos, hipertenso e crianças. E na microárea 07 da ACS Iziana fez a busca ativa de todos seus assistidos para serem atendidos.”