Raposa realiza 1º Encontro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Categoria: Geral

Data: 08/04/2025

40 visualizações

imagem da notícia

Nesta terça-feira (08), foi realizado o 1º Encontro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Raposa, na Igreja Batista Nacional Nova Aliança. O evento marcou um importante passo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no município.

A ação contou com a participação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e representantes da sociedade civil e do governo municipal e de membros do Fórum Estadual Metropolitano da Pessoa com Deficiência do Maranhão.

Durante o encontro, o secretário adjunto de Assistência Social, Francisco de Assis, destacou a relevância do momento.

“O Estado e o Conselho de Raposa estão avaliando propostas internas para melhorias. Essa capacitação, oferecida pelo Conselho Estadual, é fundamental para orientar o Conselho Municipal sobre como atuar, fiscalizar e trocar experiências”.

Representando o Conselho Estadual, a conselheira Dalva Lessa apresentou o novo projeto que visa fortalecer, reativar e criar conselhos municipais nas 19 regionais de saúde do Maranhão.

“O nosso objetivo é fortalecer os municípios que já possuem conselhos, reativar aqueles que foram criados, mas não estão em funcionamento, e oferecer orientações precisas para garantir o funcionamento efetivo desses espaços”.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Raposa, pastor Thiago, celebrou a importância do momento para o município.

“Hoje é um dia histórico. Pela manhã, recebemos a equipe do Fórum Metropolitano da Pessoa com Deficiência e, à tarde, a equipe estadual. Agora, Raposa faz parte do mapa da pessoa com deficiência. Quem ganha são as pessoas que mais precisam das políticas públicas”.

A secretária de Saúde e também conselheira, Raidênia Oliveira, reforçou o compromisso da gestão com a causa. 

“Eu, que também represento o poder público, me sinto extremamente lisonjeada em participar dessa construção. Sabemos que ainda há muito a avançar, mas estamos trabalhando e à disposição para contribuir com as melhorias necessárias”.