Saúde

Prefeitura realiza capacitação de profissionais para fortalecer a luta contra as Hepatites Virais

Dando início a agenda do Julho Amarelo, mês dedicado à luta contra as Hepatites Virais, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Luís – (CEREST) e o Despertamento Estadual de IST/Aids em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de IST, Aids e Hepatites Virais, realizaram na manhã desta terça-feira(20), um treinamento para capacitação dos profissionais da Rede de Atenção Primária, Estratégia Saúde da Família e para os profissionais de saúde da Unidade Mista de Raposa. O objetivo é estimular a prevenção e fortalecer a luta contra as Hepatites Virais. 

 

Durante a capacitação, que foi realizada no Colégio Santo Antônio, o prefeito Eudes Barros, acompanhado do secretário de Saúde, Romilson Froes e da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Cássia Barros, conversou com a coordenadora do Cerest, Patrícia Tocantins e a coordenadora do Despertamento Estadual de IST/Aids, Eudimar Mourão, além da coordenadora Municipal de IST, aids e Hepatites Virais, Lívia Cristina Sousa; o prefeito também saudou os profissionais da área da Saúde que ali estavam durante a capacitação. 

Romilson Froes destacou a importância dessas ações para o município. 

 

"Aqui nós estamos fazendo um treinamento, uma palestra sobre esses componentes relacionados à prevenção e ao fortalecimento da luta contra essas doenças. É mais uma ação do município para que nós possamos melhorar a qualidade de vida das pessoas ", enfatizou o secretário. 

 

Lívia Cristina Sousa relatou que o mês de julho é dedicado à conscientização das hepatites virais, instituído no Brasil pela Lei nº13.802, cujo objetivo é reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das Hepatites Virais. 


"A falta de conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 40 anos façam o teste rápido gratuitamente, em qualquer Posto de Saúde de Raposa. Vale ressaltar a importância do mês alusivo às hepatites virais, para enfatizar a detecção e tratamento precoce”, ressaltou. 

 

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO 

 

As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos, independentemente do grau da lesão. O tratamento é realizado dependendo do tipo de hepatite diagnosticado. No caso da hepatite  A, normalmente a evolução é benigna, tendo como principal forma de prevenção cuidados higiênco e incentivo à vacinação das criança a patir de 12 meses. Já as hepatites do tipo B, C e D têm tratamento por meio de medicamentos disponíveis na rede pública de saúde.

 

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Curta nossas páginas nas redes sociais
e compartilhe nosso trabalho

Prefeitura Municipal de Raposa

PREFEITURA MUNICIPAL DE RAPOSA

Endereço: Estrada da Raposa, 120C \ Jardim das Oliveiras \ RAPOSA - MA \ CEP: 65138000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (98)3229-0202