SEMUS promove treinamento para médicos e enfermeiros sobre IST/AIDS e Hepatites Virais

outubro verde 2

Em alusão ao Outubro Verde, mês de combate à sífilis, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), promoveu nessa quarta-feira(20), um treinamento sobre IST/AIDS e Hepatites Virais com objetivo de capacitar os profissionais de saúde que atuam na atenção primária como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Além do secretário de Saúde, Romilson Froes, estiveram presentes no treinamento, a responsável pela Coordenação de IST, Aids e Hepatites Virais do município, Lívia Cristina Sousa; coordenadora da Atenção Básica, Glaúcia Rocha; técnica do Departamento de Atenção às DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Maria do Amparo Cardoso; médica ginecologista e obstetra Nathália Mendonça; coordenador da Vigilância Epidemiológica, Paulo André; e Vania Lisboa, diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ozino Clemente Costa, da Vila Boa Esperança, local que foi realizada a capacitação para os profissionais de saúde.

Por meio de um projetor de imagem, a doutora Nathália Mendonça realizou a palestra e ministrou o treinamento com os profissionais de saúde. Segundo ela, o treinamento foi muito proveitoso e alcançou o objetivo: "Nós fomos convidados pela Coordenação para ministrar essa palestra, esse curso preparatório, de revisão para os enfermeiros e os médicos das UBS’s de Raposa. Falamos sobre como lidar com essas infecções sexualmente transmissíveis, da forma de diagnosticar e conduzir o tratamento adequado para os pacientes", explicou a médica ginecologista obstetra.

Romilson Froes destacou a importância do treinamento para capacitação desses profissionais de saúde para o município: "Realizamos esse treinamento com a equipe de enfermagem e médicos para falar sobre os indicadores de saúde do nosso município e da nova ferramenta que estamos implantando, o sistema do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que faz parte do projeto de informatização das UBS’s. Então esses profissionais irão trabalhar com essa nova ferramenta, com esse novo aplicativo e nós já estamos em faze de teste na UBS da Vila Bom Viver ", declarou.

outubro verde 1

outubro verde 3