Prefeitura Municipal de Raposa - Ma

Alunos do curso “Pescador Artesanal em Ambiente Costeiro” encerram suas atividades com visita ao Navio Ciências do Mar II

 

IMG 8789

A fim de encerrar o curso Pescador Artesanal em Ambiente Costeiro, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria de Pesca, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), levou nessa terça-feira (19) e quarta-feira (20), os alunos para conhecer todo o sistema de funcionamento do Navio de Ensino e Pesquisa Ciências do Mar II.

A visita ao navio, que é um verdadeiro laboratório na área de ciências do mar, teve por objetivo apresentar aos estudantes o que eles aprenderam em sala, estimulando assim o desejo pelo conhecimento na área e despertando novas perspectivas. Além de conhecer as instalações, o local serviu de solenidade para a entrega dos certificados de conclusão do curso.

O professor Danilo Lopez, coordenador do Ciências do Mar da UFMA e responsável pela apresentação da embarcação, relatou que foi um privilégio receber os alunos em visita técnica e que frisou sobre a participação deles durante a visitação. “Estamos no segundo dia e os meninos são qualificados, percebemos que eles tiveram um envolvimento muito grande com a parte marítima e de pesca artesanal. E essa embarcação vem justamente para mostrar o potencial cientifico e mostrar cursos que eles podem estar fazendo além desse”.

A secretária de Pesca, Lavina Lisboa, frisou que a palavra que define o momento é oportunidade, pois de acordo com ela, os moradores de Raposa que entraram no curso “estão tendo conhecimento a toda a área costeira da sua cidade, estão se habilitando a ajudar o pai, não só como capturador do peixe, mas também como beneficiamento, com exportação, elevando assim o filho de pescador do mar a pesca. Estou muito realizada por acompanha todo o processo de perto. Deixo meu agradecimento ao Jorge Cunha, que foi dos nossos colaboradores no desenvolvimento do curso”.

Quem também ficou realizado foi o estudante Francisco José, que desde os sete anos de idade convive diariamente com a pesca e atualmente soma cerca de 43 anos como pescador profissional. Questionado, ele narrou que o curso ampliou seus conhecimentos, principalmente na área de navio pesquisa e agradeceu pela ida ao Ciências do Mar.

O curso Pescador Artesanal em Ambiente Costeiro foi uma parceria entre a Prefeitura de Raposa com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que teve por finalidade trazer aprendizagem, entendimento e informação para pescadores e filhos de pescadores.

“Esse é um curso de extensão, organizado pela professora Ocilene do IFMA, para fomentar a formação de novos pescadores em Raposa, agregando conhecimento a prática que já acontece no município, mas de forma profissional. Então o curso foi proposto nessa perspectiva e atualmente a Marinha do Brasil tem interesse em levar para outros municípios. Uma iniciativa que veio da cidade de Raposa e hoje outros municípios perceberam a necessidade dessa formação”, afirmou Giovane Marchado Rodrigues, diretor do IFMA campus Maracanã.

O professor e engenheiro de Pesca Carlos Cavalcante, que foi responsável por lecionar a disciplina introdutória sobre pesca e também foi um dos idealizadores da extensão, acredita que nas próximas edições da capacitação mais moradores terão interesse em participar.

Estiveram presentes na visitação o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Márcio Greik, e o secretário adjunto de Pesca, Joubert Amorim e demais funcionários da pasta.

 

IMG 8692

IMG 8593

IMG 8607

IMG 8612

IMG 8715

IMG 8728

IMG 8744

IMG 8752

IMG 8764

IMG 8772

IMG 8771

ENDEREÇO

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
CPNJ: 01.612.325.0001-98

ATENDIMENTO

de segunda a sexta, das 08h às 13h
faleconosco@raposa.ma.gov.br
(98) 3229-0202

E-SIC

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
esic@raposa.ma.gov.br