Prefeitura Municipal de Raposa - Ma

Prefeitura de Raposa busca parceria com IFMA para oferta de cursos para mulheres

IMG 9130

A Prefeitura de Raposa, por meio das Secretarias Municipais de Pesca e Assistência Social, firma mais uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), para ofertar cursos que visam levar conhecimento e formação à população raposense.

Na tarde dessa segunda-feira (25), a secretária de Pesca, Lavina Lisboa e o adjunto, adjunto de Pesca, Joubert Amorim, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Cássia Barros, participaram de uma reunião com o diretor geral do IFMA do Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues, Alisson Cadete, coordenador do O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Reinaldo Mendes, coordenador adjunto do Pronatec, para ajustar os últimos detalhes da capacitação que terá 80 vagas disponíveis.

O primeiro curso ofertado pelo IFMA foi “Pescador Artesanal em Ambiente Costeiro”, que encerrou suas atividades na semana passada, com a formação de 40 alunos, que por sua vez são filhos de pescadores. Nesta nova oportunidade, o público-alvo são mulheres inscritas no CadÚnico (cadastro único do Governo Federal que dá acesso a programas sociais) atendidas pela SEMAS.

Os cursos disponibilizados serão “Operador de Benefícios de Pescado” (200 horas) e “Operador de Processamento de Pescado” (400 horas). Com duração de 4 a 6 meses, o IFMA Campus São Luís Maracanã será responsável pela execução e toda parte financeira da ação e a Prefeitura de Raposa com insumos e espaço para a realização das aulas. 

“A secretária Lavina, em reunião conosco, apontou a necessidade do beneficiamento e do processamento do pescado. Então a gente vai fazer dois cursos nessa linha e aproveitamos a oportunidade do Programa Mulheres Para o Mundo do Trabalho e inserimos essa demanda do munícipio de Raposa”, enunciou Jeovani Machado Rodrigues.

Ele também frisou o peso de ter um documento com o nome da Instituição Federal. “Ter um certificado do IFMA já é uma garantia. As empresas que irão contratar sabem que tem qualidade profissional, tanto do ponto de vista teórico e prático. Sabem que nós temos laboratório, nós temos condições de ofertar que o aluno saia daqui com a qualidade de ensino tanto para a elaboração de projetos, como de atividades práticas que ele está preparado para o mercado de trabalho”.

Com o objetivo de capacitar mulheres e torná-las aptas ao mercado de trabalho, Lavina Lisboa aponta que as mulheres cada vez mais conquistam mais espaço no mercado de trabalho. “A prova disso é o curso de beneficiamento e filetagem de pescado, que dará oportunidade ao grupo de mulheres da nossa cidade a desenvolver a cadeia produtiva obtendo a melhor qualidade vida para sua família”.

A secretária Cássia Barros, que diariamente acompanha a situação dessas mulheres no município, ressalta que: “É uma parceria positiva, pois essa mulheres que são ligadas ao CadÚnico receberão conhecimento para que, quando tiver uma oportunidade de trabalho, estejam preparadas. Fiquei muito feliz com essa contribuição da SEMAS". 

 

 

ENDEREÇO

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
CPNJ: 01.612.325.0001-98

ATENDIMENTO

de segunda a sexta, das 08h às 13h
faleconosco@raposa.ma.gov.br
(98) 3229-0202

E-SIC

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
esic@raposa.ma.gov.br