OUTUBRO ROSA: SEMUS realiza última ação de prevenção ao câncer de mama para as mulheres de Raposa

A Prefeitura de Raposa, por meio da Coordenação da Saúde da Mulher, realizou durante o mês de outubro uma extensa programação em alusão a campanha Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Raposa.

Na manhã desta quinta-feira (28) a programação aconteceu na UBS Ozino Clemente Costa na Vila Boa Esperança, Araçagy, que teve como objetivo conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, para tanto, durante todo o mês foram realizadas palestras dedicadas a esse público, além da realização de exames e agendamento de mamografia.

O Outubro Rosa é uma campanha anual, realizada mundialmente em outubro com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e também de colo do útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que resulta na formação de um tumor com capacidade de atingir outros órgãos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para esse câncer em Unidades Hospitalares especializadas.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Talita Aragão, destacou a importância dos eventos. “A nossa intenção foi oferecer mais saúde e mais qualidade de vida para estas mulheres e orientar sobre a prevenção e o tratamento precoce do câncer de mama. Durante todo esse mês, elas receberam as orientações necessárias, através das ações que a SEMUS realizou nas UBS’s”.

Jennifer Santos, umas das palestrantes, relata que: “o objetivo foi esclarecer às mulheres na faixa etária de 50 a 65 anos, a importância de fazer o diagnóstico e a prevenção do câncer. Também ofertamos serviços como teste rápido e também preventivo que é o Papa Nicolau. Para encerrar, teve café da manhã para as mulheres".