Prefeitura Municipal de Raposa - Ma

Prefeitura de Raposa promove curso de capacitação para enfermeiros sobre manejo no tratamento de feridas

Na tarde de sexta-feira, 19, a Prefeitura de Raposa promoveu um treinamento para capacitar enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e da Unidade Mista de Raposa sobre avaliação e manejo no tratamento de feridas.

A capacitação aconteceu no Restaurante Natureza e foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), que teve como objetivo possibilitar o aperfeiçoamento das técnicas dos profissionais, apresentar as inovações no tratamento de feridas e as novas tecnologias adquiridas pela pasta.

O treinamento aconteceu por meio de palestras com projetor de imagem, realizado pela fonoaudióloga Katyanne Moura que discorreu sobre a performance comunicativa com perspectiva de melhora da relação da tríade enfermeiro, paciente e família. Já o treinamento para tratamento de feridas foi ministrado por Luciana Santos, enfermeira intensivista, urgencista e especialista em feridas, e seu auxiliar enfermeiro Dênis Costa.

O evento foi organizado pela enfermeira Keyla Lucena, coordenadora de enfermagem da Unidade Mista, em parceria com a coordenadora da Atenção Básica, Gláucia Rocha, e contou com a presença do secretário de Saúde, Romilson Froes.

“Nós que trabalhamos na linha de frente da saúde sempre estamos em evolução e essas inovações são importantes, por isso estamos trazendo esses conhecimentos através dessa capacitação para os profissionais de saúde do nosso município”, esclareceu Keyla Lucena.

"Essa é mais uma ação importante de treinamento e capacitação da equipe que vai beneficiar todas as Unidades de Saúde, porque nós vamos poder executar de uma forma melhor esses curativos nas UBS’s, e vai desafogar as intervenções que são realizadas hoje, no Hospital Municipal. Com isso todos os envolvidos ganham, tanto o Hospital quanto as UBS’s e a população geral", destacou Romilson Froes.

A enfermeira Luciana Santos ressaltou que as técnicas ensinadas abrangem todo um processo de cicatrização, de retardamento de abordagem ao paciente com lesão e os comprometimentos que eles podem ter.

"A capacitação é para os enfermeiros e técnicos para que eles possam utilizar as coberturas, os correlatos, dos curativos de forma correta para que essa cicatrização seja feita em um processo mais rápido. Espero que tenhamos um resultado satisfatório, tanto para instituição quanto para o beneficio do paciente", finalizou. 

 

ENDEREÇO

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
CPNJ: 01.612.325.0001-98

ATENDIMENTO

de segunda a sexta, das 08h às 13h
faleconosco@raposa.ma.gov.br
(98) 3229-0202

E-SIC

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
esic@raposa.ma.gov.br