Prefeitura de Raposa apoia ação de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos

A Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), em uma ação conjunta com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), realizou na tarde dessa terça-feira (23), o recebimento itinerante das embalagens vazias de agrotóxicos dos agricultores de Raposa. O recolhimento aconteceu na sede da Secretaria, localizada na Rua Santa Maria e faz parte da mobilização da AGED.

O descarte incorreto das embalagens pode contaminar o solo e a água, sendo prejudicial para o meio ambiente, animais e para a saúde humana. O destino final dos recipientes de agrotóxicos é uma responsabilidade compartilhada entre os segmentos envolvidos no processo, de acordo com a lei federal 9974/00, ou seja, agricultor, comerciante, indústria e poder público.

De acordo com Augusto Cesar Aguiar, fiscal estadual agropecuário da AGED/MA, o recebimento itinerante é uma ação que visa ajudar os pequenos e médios produtores da região sobre a devolução das embalagens vazias, visto que não há um posto de recebimento. “Todo produtor dever comprar o agrotóxico, quando for necessário e com orientação de um técnico; usar o produto de acordo com as orientações do rótulo e da bula e devolver as embalagens vazias ao local determinado pelo comerciante e acompanhando a legislação federal e estadual”.

O titular da SEMAGRI, Vonei Moraes, frisou que não deixa de ser papel da Secretaria e dos agricultores contribuir para a preservação da saúde humana e do meio ambiente. “Hoje estamos dando um fim correto a esses recipientes, que serão conduzidas para um local adequado. E é esse é o papel da Prefeitura de Raposa e da AGED, principalmente por se tratar de algo tão delicado, que é o uso de um defensivo que são utilizados no controle de pragas e doenças, mas que o descarte incorreto pode ocasionar uma série de prejuízos”, finalizou.