Prefeitura Municipal de Raposa - Ma

SEMMA e Batalhão de Polícia Ambiental atuam na preservação do meio ambiente na Praia Olho de Porco

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental do Estado do Maranhão – BPA, realizaram uma ação conjunta nessa quinta-feira, 02, na Praia Olho de Porco, com objetivo de averiguar uma denúncia de uma suposta invasão em uma Área de Preservação Permanente – APP.

A ação contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito de Raposa, Márcio Greik; secretária adjunta de Meio Ambiente, Bianca Lucena; o tenente-coronel Bayma do Lago, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental – BPA e uma equipe de apoio.

Chegando no local alvo da denúncia realizada por moradores, a SEMMA e o BPA constataram a veridicidade dos fatos e houve uma conversa com moradores antigos da região e os mesmos afirmaram que um grupo de pessoas estavam loteando as áreas de preservação ambiental e vendendo no montante de 5 a 10 mil reais.
O tenente-coronel Bayma do Lago relatou que, através de uma solicitação feita pela Secretaria de Meio Ambiente de Raposa, veio verificar essa situação de práticas irregulares que estão sendo constatadas pelo município. Ele ressaltou que ao chegarem no local, puderam retirar estacas fincadas na areia que estavam demarcando uma construção.

"Verificamos junto ao município que isso é um crime ambiental. E nesse caso, a SEMMA tem o poder para executar essas situações e se mobilizar junto ao Ministério Público. O BPA está aqui para fortalecer esses laços, para que possa valer o que está previsto na Constituição e no Código Florestal no tocante a preservação das nossas matas, dos nossos rios, para as futuras gerações. A prefeitura agora deve tomar as medidas cabíveis para deixar o local preservado como ele sempre esteve, para que a população possa fazer uso desse espaço de forma ordeira e organizada", frisou.

Bianca Lucena destacou que a SEMMA permanece atenta a esses casos dentro do município: "Não iremos aceitar nenhum tipo de prática ilegal em nosso município. Desta maneira a SEMMA inicia um trabalho de caráter preventivo, no qual vamos percorrer os quatro cantos da cidade para conscientizar e advertir, e caso permaneçam essas infrações iremos tomar medidas administrativas", afirmou a secretária adjunta de Meio Ambiente.

"Queremos aproveitar o espaço para convocar toda a população raposense para que contribua denunciando essas degradações", finalizou Lucena.

ENDEREÇO

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
CPNJ: 01.612.325.0001-98

ATENDIMENTO

de segunda a sexta, das 08h às 13h
faleconosco@raposa.ma.gov.br
(98) 3229-0202

E-SIC

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
esic@raposa.ma.gov.br