Servidores da SEMUS participam de capacitação sobre o Previne Brasil

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), visando melhorias nos indicadores previstos no programa de financiamento Previne Brasil, realizou nos dias 21 e 22 de dezembro, uma capacitação para enfermeiros, técnicos, dentistas, médicos, agentes comunitários e demais servidores da Saúde que trabalham diretamente com o programa.

O Previne Brasil foi lançado em 2019, e é um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária à Saúde (APS) que prevê uma série de indicadores de saúde pública que os municípios devem atender para melhorar a assistência à população e a cobertura da APS. A capacitação aconteceu na Escola Santo Antônio e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Romilson Froes.

Segundo o titular da SEMUS, a qualificação irá ajudar na promoção da discussão para atingir melhores indicadores no Previne Brasil. “Queremos fechar o ano com os indicadores em alta para garantir os recursos dos repasses do Governo Federal para o nosso município. Nós avançamos muito nesse ano nas Unidades Básicas de Saúde e nos demais atendimentos de saúde. E esperamos concretizar isso com o alcance desses indicadores na avaliação feita pelo Ministério da Saúde”.

A coordenadora da Atenção Básica, Glaucia Rocha, explicou que a logística da capacitação foi definida no intuito de que cada profissional aprenda a como trabalhar e qual o seu real papel dentro do Previne Brasil. “Aqui eles puderam aprender como funciona o programa, a importância desse financiamento para a nossa saúde pública, o que trará melhorias para os atendimentos à população”.