Prefeitura Municipal de Raposa - Ma

Em alusão ao Janeiro Roxo, ACS’s recebem capacitação sobre hanseníase

Em alusão ao “Janeiro Roxo”, mês de conscientização da importância de se detectar e tratar a hanseníase, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou na terça-feira, 11, um curso de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s). O treinamento abordou o diagnóstico e tratamento da doença.

O evento, que aconteceu na escola Sarney Filho, foi ministrado para 25 agentes; e na próxima quinta-feira, 12, está previsto a capacitação para outro grupo. Raposa conta com o trabalho profissional de 81 ACS’s, que realizam a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.

A coordenadora da Atenção Básica, Gláucia Rocha, explicou que objetivo da capacitação é oferecer uma atualização sobre a hanseníase, orientando aos ACS’s a importância da busca ativa de casos suspeitos e mobilização dos profissionais para a intensificação das ações que vão ocorrer no “Janeiro Roxo”.

"Existem doenças que a população não conhece, por isso estamos capacitando os Agentes Comunitários de Saúde que têm maior vínculo com a população. Eles irão passar todas as informações acerca da transmissibilidade da doença e contribuir na campanha que teremos no mês de janeiro", declarou.

João Nery Silva Costa, coordenador do Programa da Hanseníase e Tuberculose no município de Raposa, ministrou a capacitação para os ACS’s e destacou que durante todo o mês de janeiro será oferecida uma atenção maior pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) aos contatos de pacientes que já tiveram hanseníase e que já foram tratados.

"Os contatos são as pessoas que moram ou moraram com esse paciente, ou que tiveram contato prolongado com ele. Essas pessoas têm uma probabilidade maior de estar infectado e desenvolver a doença. Por isso é importante que, caso apareça alguma mancha em qualquer parte do corpo, essa pessoa procure uma Unidades Básicas de Saúde para ser avaliado por um profissional de saúde para que seja feito o diagnóstico e o tratamento da doença, se for o caso", enfatizou João Nery.

Fazendo parte da ação, a ACS Antônia Bernadina ressaltou que essa capacitação serviu para aumentar o conhecimento: "É sempre bom aprender mais sobre essa doença para repassar a nossa comunidade como deve ser realizado o diagnóstico e o tratamento", frisou.

 

Fique por dentro

A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, tem preferência pela pele e nervos periféricos, podendo cursar com surtos reacionais intercorrentes, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e discriminação às pessoas. A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado através da fala, tosse e espirro. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e ofertado pelo SUS nas Unidade de Saúde do município.

ENDEREÇO

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
CPNJ: 01.612.325.0001-98

ATENDIMENTO

de segunda a sexta, das 08h às 13h
faleconosco@raposa.ma.gov.br
(98) 3229-0202

E-SIC

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
esic@raposa.ma.gov.br