SEMUS inicia Centro de Testagem da Covid-19 na Academia de Saúde

Como medida de enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), iniciou na quinta-feira, 27, um Centro de Testagem da Covid-19. No primeiro dia, foram realizados 124 testes, sendo 102 negativos e 22 positivos, com 22 atendimentos médicos.

O secretário de Saúde, Romilson Froes, esteve presente no local e informou que o Centro de Testagem ficará disponível toda sexta e quinta-feira: "O centro está situado na Academia de Saúde, na qual instalamos um ambulatório para realizar os testes, com atendimento em dois dias da semana, na terça e na quinta-feira, inclusive com médicos para atender quem testar positivo", ressaltou.

A coordenadora da Atenção Básica, Glaúcia Rocha, explicou que o objetivo desse centro é melhorar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e evitar a contaminação de outros pacientes. Ela ressaltou que o resultado do teste deverá sair em até 15 minutos. Em caso de positivo para o Covid-19, serão realizadas as recomendações de isolamento e cuidados necessários do paciente.

"Iniciamos nossas atividades na Academia de Saúde com alguns critérios que tem que ser observados pela população. Antes de procurar o atendimento, elas devem apresentar sintomas leves e moderados há pelo menos 5 dias; ter tido contato direto (família e amigos) com alguém que testou positivo recentemente; após realização do tratamento de 5 a 10 dias (somente para quem precisará de atestado médico)", enfatizou.

Glaúcia Rocha destacou, ainda, que nas UBS’s têm consulta de gestantes, hipertensos, atendimento para crianças e vacinação contra a covid-19 e completou: “então, nosso intuito maior no Centro de Testagem é justamente tirar esse serviço das UBS’s para não haver o ajuntamento de pessoas com sintomas gripais com esses pacientes que são suscetíveis, pacientes de alto risco, que são nossos idosos, gestantes e crianças".

O Centro de Testagem fica localizado na Academia de Saúde, na Avenida Principal - Vila Laci, e irá atender a população na realização de testes rápidos para covid-19, além de atendimento médico especializado. Funcionará nos dias de terça-feira e quinta-feira, das 8h ás 12h e das 13h ás 16h.

Documento necessários:
Xerox RG com CPF
Xerox do Cartão do SUS
Xerox do comprovante de residência
Carteira de vacinação de covid-19