Raposa alcança maior nota da região metropolitana de São Luís no ranking estadual do Previne Brasil

Nessa quarta-feira (02), o município de Raposa celebrou mais uma conquista: o resultado no ranking estadual do Programa Previne Brasil, do Governo Federal, que mede os indicadores relativos da Atenção Primária à Saúde (APS) municipal. Alcançando a nota 6,85 a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou, nos dias 21 e 22 de dezembro de 2021, uma capacitação para os profissionais da pasta, com o objetivo de melhorar os indicadores no programa.

Os resultados são enaltecidos não somente por toda equipe que trabalha diretamente com o APS, mas por toda a gestão municipal, que entende a importância do alcance desse resultado, que anteriormente estava a nota 2,52. Agora Raposa tem a maior nota da região metropolitana de São Luís, tendo Paço do Lumiar 5,37; São José de Ribamar 5,11; São Luís 4,36; e Alcântara 4,14.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de Saúde Bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Para comemorar os ótimos números, a SEMUS realizou uma reunião na tarde dessa quarta-feira com a presença do prefeito Eudes Barros na sede da secretaria, na qual foi apresentada a importância dos números do Previne Brasil no município: “Esse resultado reflete as boas práticas que a SEMUS vem realizando durante todo o ano de 2021 nos serviços a saúde no município, que temos utilizados para bem atender nossa população”, destacou o prefeito.

O Secretário de Saúde, Romilson Froes, frisou sobre a importância da conquista no ranking. “Isso mostra que estamos trabalhando no caminho certo e a diariamente nossa equipe trabalha duro para fazer tudo acontecer”.

E ainda complementou: “Essa nota é um reflexo do trabalho da gestão Eudes Barros, que está focado em melhorar e ampliar os serviços públicos de saúde na atenção básica, onde se propicia a dar mais segurança para os nossos moradores, e assegurar e complementar os nossos serviços”.