Prefeitura Municipal de Raposa - Ma

Agricultores de Raposa assinam termo de compromisso para fornecer produtos da agricultura familiar para o PAB

 

O secretário municipal de Agricultura, Vonei Moraes, e os agricultores familiares de Raposa assinaram, na tarde de quinta-feira, 03, o termo de compromisso para aderir ao Programa Alimenta Brasil (PAB), do Ministério da Cidadania na modalidade Compra com Doação Simultânea. Estão sendo aplicados no município R$ 180,000,00 (cento e oitenta mil reais).

O Programa terá duração de três meses e vai beneficiar 80 agricultores, que irão fornecer seus produtos, que serão entregues na Unidade Mista de Raposa, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Vonei Moraes explicou aos agricultores que o PAB substituiu o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e é também uma ação do Governo Federal executada em parceria com a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, com duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses objetivos, o programa compra alimentos de produtores familiares com dispensa de licitação.

"No total são 80 agricultores do município de Raposa que estão assinando um termo de compromisso para fornecer para o Programa Alimenta Brasil. Hoje o município de Raposa é um grande produtor de folhosa e o Programa vem objetivando fomentar a agricultura familiar, gerar renda e condições para que o agricultor tenha uma garantia de compra desse produto e vai ajudar na alimentação das famílias em vulnerabilidade social", destacou o secretário.

Vonei Moraes aproveitou o momento para deixar seus agradecimentos a coordenadora nacional do Programa Alimenta Brasil, Mariana Carvalho, e parabenizou o prefeito Eudes Barros pelo apoio dado a todas as ações realizadas pela Secretaria de Agricultura, no sentido de beneficiar os agricultores e finalizou: "Quero parabenizar a todos os agricultores do município de Raposa pela sua luta e pelo seu trabalho".

A agricultora Marciele Diniz, moradora do Alto do Farol, relatou que vive da agricultura familiar há mais de 15 anos e que esse programa é muito importante para ela: "Participei da reunião e assinei o termo de compromisso para fazer parte desse Programa do Governo Federal com a Prefeitura de Raposa. Sou grata ao prefeito Eudes Barros que abraçou esse Programa que traz benefícios para todos os agricultores participantes". 

O Programa Alimenta Brasil foi criado pela Medida Provisória 1.061 de 9 de agosto de 2021, convertida na Lei 14.284, de 29 de dezembro de 2021.

ENDEREÇO

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
CPNJ: 01.612.325.0001-98

ATENDIMENTO

de segunda a sexta, das 08h às 13h
faleconosco@raposa.ma.gov.br
(98) 3229-0202

E-SIC

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
esic@raposa.ma.gov.br