Agentes Comunitários de Saúde recebem treinamento para utilização do app E-SUS Território

WhatsApp Image 2022 02 11 at 17.06.42

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou na manhã da última sexta-feira (11), na Escola Sarney Filho, um treinamento para o uso do aplicativo e-SUS Território, app dedicado a todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Brasil. Com esse sistema de informatização, os agentes poderão fazer um melhor acompanhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo da capacitação que foi ministrada por Gláucia Rocha, coordenadora da Atenção Básica, e Fábio Bezerra, nesta primeira etapa, foi apresentar aos ACS's todas as funcionalidades do aplicativo, que facilitará a comunicação em tempo hábil, não só com os usuários, mas também com a Secretaria de Saúde. Em breve, eles receberão tablets para ajudar na operação do sistema.

Gláucia Rocha aponta que o uso E-SUS Território permitirá a facilitação da busca por dados, assim como reduzindo o tempo no registro e sistematização de informações da população atendida nas visitas domiciliares, que acontecem diariamente no município.

"Esse aplicativo vai garantir a diminuição de erros como acontece com as fichas [modelo atual], que acaba trazendo duplicidade de cadastros. Temos também a demora de passar todas as informações para o sistema. Então com o uso do app vamos diminuir para quase zero o número de erros", relatou.

Toda essa agilidade foi contemplada pela ACS Lúcia Almeida, que está na profissão há 12 anos. "Agora vamos eliminar aquele monte de papéis que nós levamos nas visitas domiciliares, porque não será mais assim: teremos tudo de forma organizada e sem peso. Esse treinamento foi muito bom e esclarecedor para nós, inclusive tirei todas as dúvidas acerca do app. Tenho certeza que o aplicativo vai somar muito com o nosso trabalho".

Para Lucinete Albuquerque, agente há quase 32 anos, essa é uma inovação importante para facilitar o dia dos profissionais da área. “Agora vamos atualizar todos os dias os dados que devem ser encaminhados à Secretaria de Saúde. Com isso, diminui-se não só o trabalho dos agentes, mas também colabora que o município atinja suas metas de desenvolvimento. Estávamos esperando há tempos por essa novidade da tecnologia”, comentou.

14 02 2022 16 05 32