Prefeitura de Raposa e SAGRIMA promovem reunião para organizar a Associação das Marisqueiras

MARISQUEIRA E SAGRIMA

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Pesca, realizou nessa terça-feira, 25, na escola Sarney Filho, uma reunião com Regiane Almeida, superintendente de Pesca da SAGRIMA. O objetivo foi organizar a Associação das Marisqueiras de Raposa para que elas possam desenvolver ações para o fortalecimento das suas atividades no município.

Além da secretária de Pesca, Lavina Lisboa, e o secretário adjunto de Pesca, Joubert Amorim, também esteve presente na reunião o coordenador de apoio à assistência técnica pesqueira, Thalison da Costa Lima, e Eduardo Kayk Abreu Lopes, assessor técnico da (SAGRIMA).

Lavina Lisboa afirmou que a reunião foi muito proveitosa e destacou que a parceria da prefeitura com a SAGRIMA vai trazer bons resultados.

"Diante dos assuntos abordados, chegamos à conclusão que a organização da associação abrirá caminhos para adquirir recursos para as marisqueiras gerando qualidade de vida. A intenção da gestão é diversificar a fonte de renda dessas comunidades. As marisqueiras estão se organizando para criar uma associação e isso vai possibilitar a realização de projetos que podem garantir a aquisição de materiais de pesca e também estrutura na questão de barcos e motores", enfatizou a secretária de Pesca.

Regiane Almeida explicou que o objetivo foi apresentar duas pautas durante a reunião: os barcos que a SAGRIMA doou ao município e que estão hoje com as marisqueiras e para tratar sobre a organização social das marisqueiras: "Vamos fazer o que for possível dentro da legalidade para apoiar as marisqueira do município de Raposa," declarou a superintendente.

A marisqueira Maria Domingas, que vive do marisco há mais de 20 anos, relatou que dependia de canoa alugada para fazer o transporte dos mariscos. Ela ressaltou que foi contemplada no mês de janeiro deste ano, com uma embarcação com motor de rabeta doada pela SAGRIMA na Secretaria de Pesca do município.

"Eu só tenho a agradecer o apoio da prefeitura e da SAGRIMA pela parceria que deu certo. Com a criação da associação, as maiores beneficiadas são as marisqueiras, necessitamos de embarcações para fazer o transporte dos mariscos e possibilitar a chegada desse alimento na mesa das pessoas por meio da comercialização do produto", frisou.

A reunião foi concluída com a apresentação das atividades das marisqueiras, durante a pesca e a comercialização dos mariscos, apresentadas por meio de vídeos e fotos em slides.

MARISQUEIRAS E SAGRIMA 2

MMARISQUEIRAS E SAGRIMA