Prefeitura Municipal de Raposa - Ma

Com apoio da Prefeitura de Raposa, produtores rurais recebem capacitação para fruticultura do mamão

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu, durante os dias 26, 27 e 28, um curso de Formação Profissional Rural (FPR) com objetivo de capacitar e estimular os produtores rurais para cultivo e produção de mamão com qualidade, desde o plantio até a comercialização.

A engenheira agrônoma Tayane Gomes, que ministrou a capacitação, considerou positivo o encerramento do curso, que iniciou com aulas teóricas no primeiro dia, na sede da SEMAGRI, e no segundo e terceiro dia deu seguimento com aulas práticas e o experimento inicial com controle de pragas e doenças para estimular a agricultura de Raposa na parte de cultivo, que foi realizado em uma área de plantação de mamão no Cumbique, de propriedade do agricultor Edivaldilson da Silva Sousa.

O prefeito Eudes Barros se fez presente na aula prática de encerramento do curso, que resultou em 11 produtores rurais totalmente capacitados para desenvolver a fruticultura do mamão no município. Também estiveram presente os secretários: Vonei Moraes, de Agricultura; Gesiel Gomes Braz, de Administração e Planejamento e Adário Araújo Barros Junior, de Finanças.

Em uma roda de conversa com os produtores, o prefeito Eudes Barros parabenizou e incentivou a todos os participantes no final curso. Ele destacou o apoio da prefeitura e a parceria com o Senar que garantiu a realização da capacitação.

"Eu sempre pensei, antes de ser prefeito, que nós tínhamos um potencial enorme no polo agrícola do Cumbique. A nossa maior produção era folhagem e nós poderíamos diversificar a produção. Então, agora estamos incentivando a produção de mamão, melancia, banana, limão, abacaxi, entre outras frutas. Temos esse potencial para avançar mais e os agricultores podem contar com o apoio da Prefeitura de Raposa”, finalizou.

Vonei Moraes destacou a parceria com Senar na realização de curso e declarou que a Secretaria de Agricultura está dando continuidade ao planejamento de oferecer cursos que possam capacitar e qualificar os produtores rurais do município.

"Foi realizado o curso de cultivo de mamão que faz parte de uma grade curricular de quarenta cursos que nós estabelecemos para este ano. Na segunda-feira, 02, já começa um curso voltado para outro seguimento da área rural, que é o de Casqueamento e Ferradura de Equinos e será realizado no Haras Honorato," enfatizou. 

A presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Itapéua e Comunidades Vizinhas, Joselita Teixeira, agradeceu o excelente trabalho realizado pela secretaria e pelo prefeito Eudes Barros:

"O nosso prefeito e o secretário de Agricultura são duas pessoas muito presentes e os produtores rurais tiveram o privilégio de receber as mudas de mamão em nossas prosperidades, juntamente com a capacitação. Estão de parabéns por serem tão atuantes no município", afirmou.  

O agricultor Josivan Garcia de Araújo, residente do Cumbique, foi um dos participantes do curso e agradeceu a prefeitura e a Secretaria de Agricultura pela realização do curso.

"Quero agradecer ao prefeito e ao secretário pela parceria com o Senar por ter nos proporcionado esse curso de capacitação. Foram três dias de treinamento, no qual aprendi algumas técnicas que na prática vão alavancar a agricultura local, especialmente no cultivo de mamão e outras frutas", finalizou.

 

 

 

 

ENDEREÇO

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
CPNJ: 01.612.325.0001-98

ATENDIMENTO

de segunda a sexta, das 08h às 13h
faleconosco@raposa.ma.gov.br
(98) 3229-0202

E-SIC

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
esic@raposa.ma.gov.br