Adolescentes do NUCA participam de atividades no Museu de Artes Visuais

Na tarde do último sábado (30), os adolescentes que fazem parte do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), do Selo Unicef, participaram da visitação ao Museu de Artes Visuais (MAV), em que puderam conhecer a cultura, a história e a resistência dos indígenas.

A iniciativa faz parte da programação do Selo Unicef em alusão ao Dia dos Povos Indígenas – celebrado em 19 de abril. Acompanhados pela secretária de Assistência Social, Cássia Barros; da adjunta da pasta, Ednalva Barros; do articulador do Selo UNICEF, Messias Lisboa e pelo mobilizador do selo, Wagner Rosa, os adolescentes participaram da roda de conversa com os indígenas Ytôhã Pompeu e Thárcylla Pompeu, da Etnia Guajajara, da Terra Indígena Cana Brava, do município Barra do Corda.

O diálogo interatividade elevou o grau de conhecimento dos jovens raposenses, uma vez que, obtiveram a oportunidade de aprender os preconceitos que existem e a resistência dos povos, além da busca por seus direitos.

“Nós falamos sobre a cultura indígena, tudo que passou sobre a cultura lá atrás e como resistimos até hoje. Falamos, também, sobre a política; foi um momento muito importante, porque nem todas as escolas proporcionam isso e quero aqui parabenizar todos os envolvidos e agradecer o convite”, expressou Ytôhã Pompeu.

A titular da SEMAS destacou o interesse que os adolescentes do NUCA demonstraram pela temática: “Essa troca de conhecimento entre eles e os indígenas da Etnia Guajajara foi de suma importância, porque aliando o conteúdo que eles aprenderam na visita ao museu, puderam sanar muitas dúvidas sobre os aspectos culturais e históricos. Eu mesma aprendi muito aqui”.