Prefeitura Municipal de Raposa - Ma

Prefeitura de Raposa e UFMA firmam parceria para realização do projeto "Nem só de lixo vive o manguezal"

Na manhã dessa segunda-feira, 16, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMA), firmou parceria com o Laboratório de Estudos Botânicos (LEB), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para realização do Projeto "Nem só de lixo vive o manguezal". A ideia do projeto é realizar várias ações voltadas para educação ambiental, nesse primeiro momento, em escolas.

O técnico Joaquim Souto, juntamente com a equipe da SEMMA, estiveram presentes na escola Manoel Batista, local em que teve início o projeto. Também estavam presentes, os biólogos Ingrid Amorim, Thauana Rabelo, Hynder Lima e os oceanógrafos Isabel Sousa, Girlene da Silva, Érica Santos Costa e Daniel Brito, que ministrou a palestra.

Thauana Rabelo, que faz parte do Mestrado em Biodiversidade e Conservação - UFMA, explicou que esse projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Bezerra de Almeida Jr: "O projeto ao Edital Cidades - FAPEMA e tem intenção de trabalhar o desenvolvimento sustentável e sensibilização ambiental para as problemáticas ambientais nas áreas da Raposa. Para isso serão desenvolvidas várias ações em parcerias com laboratórios, pesquisadores e outros projetos”, enfatizou.

Daniel Brito explicou que "o projeto iniciou na escola Manoel Batista de uma forma bem didática, para ensinar um pouco dessa problemática e conscientizar todos os alunos dos problemas que os ambientes aquáticos sofrem com o descarte incorreto do plástico".

Joaquim Souto, que representou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Márcio Greik, durante a realização do projeto, destacou a relevância de projetos como esses para Raposa: "Esse é um projeto piloto em parceria da Prefeitura Municipal com a UFMA, por meio da SEMMA, no qual estamos passando para os alunos da escola Manoel Batista, o que é reciclável, e o que se pode jogar no mar e o que não pode. O objetivo é conscientizar o povo de Raposa, o que se pode ser feito e melhorado em nosso município", frisou.

A gestora da escola, Edileusa Pereira da Silva, frisou que a conscientização é muito importante para os alunos: “Esse projeto é de suma importância para o município, para que os alunos tenham essa conscientização de reciclagem e da preservação do meio ambiente", finalizou.

ENDEREÇO

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
CPNJ: 01.612.325.0001-98

ATENDIMENTO

de segunda a sexta, das 08h às 13h
faleconosco@raposa.ma.gov.br
(98) 3229-0202

E-SIC

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
esic@raposa.ma.gov.br