Prefeitura de Raposa mobiliza população para combater a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou nessa quarta-feira, 18, ações de panfletagem e conscientização em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, no centro da cidade e no bairro da Pirâmide com o intuito de mobilizar a população e alertar sobre a importância da Campanha Faça Bonito.

Participaram do momento, membros da sociedade civil organizada, Conselho Tutelar, Poder Público; Núcleo da Criança e do Adolescente (NUCA); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Guarda Municipal, Polícia Militar e a Promotoria do município de Raposa.

A titular da SEMAS, Cassia Barros, destacou o empenho da gestão municipal na realização da campanha, juntamente com outras organizações, para chamar a atenção da população para essa causa tão importante que é a garantia da proteção da criança e do adolescente.
"Nesse dia 18 de maio, nós fizemos uma caminhada do Viva até à Praça Central, realizando uma panfletagem e outro grupo ficou no bairro Pirâmide, todos com o intuito de mobilizar e alertar a população de Raposa. Essas ações foram alusivas à Campanha Faça Bonito, de Mobilização e Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Quero ressaltar que, nos dias 25 e 26, estaremos em algumas escolas do estado e do município para dar continuidade a essa campanha com distribuição de panfletos conscientizando também os nosso jovens e adolescentes", pontuou.

O promotor de Justiça, Dr. Reinaldo Campos, parabenizou a Prefeitura de Raposa por promover uma campanha tão importante de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes: "Uma das formas de você combater essa prática é através da conscientização da informação. Oriento que as pessoas denunciem ao Ministério Público, Polícia Federal, Delegacia de Polícia, por meio do Disque 100, para que acabe essa rede de proteção ao abusador. Estaremos todos atentos e com os meios para combater esse tipo de crime", declarou.

Dedé Marques, conselheiro tutelar de Raposa, relatou que essa campanha objetiva não só mobilizar, mas sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes: "Estamos fazendo uma grande campanha de conscientização e a população precisa fazer a sua parte denunciando para que as nossas autoridades competentes tomem as medidas cabíveis de punição aos infratores", enfatizou.

O aposentado Pedro Gomes de Sousa declarou que essa campanha de conscientização da população é muito importante na proteção de crianças e adolescentes, pois segunde ele: "todos nós temos que fazer a nossa parte, e denunciar esse tipo de violência para oferecer proteção as nossas crianças contra esses abusadores", finalizou.