SEMMA participa de capacitação de projeto sobre diagnóstico da poluição plástica

Os membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), participaram, na última sexta-feira (20), de uma capacitação do projeto “Uma ameaça ao paraíso: diagnóstico da poluição plástica e a utilização de índices como instrumento para gestão de praias de macromaré na ilha do Maranhão”, do professor Dr. Caio Brito Lourenço do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

O projeto proporciona um diagnóstico aos gestores públicos e informações técnicas para o desenvolvimento de ações para reduzir a poluição de plásticos. O estudo foi realizado em 21 praias distribuídas pela costa dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço Lumiar e Raposa. Em Raposa foram estudas seis praias, sendo elas: Itaputiua, Curupu, Carimã, Raposa, Macaquinho e Mangue Seco.

“Uma parte importante desse estudo era que realizássemos uma capacitação com a Secretaria de Meio Ambiente para que eles aprendam a como quantificar os índices e utilizar eles como parâmetro para orientar os programas de educação ambiental. Trabalhar principalmente com os turistas, com a comunidade em geral e com pescadores”, relatou professor Dr. Caio Brito Lourenço.

A secretária adjunta da SEMMA, Bianca Lucena, agradeceu ao doutor pela capacitação. “Gostaria de agradecer a presença do professor Caio e toda sua equipe no nosso município, onde apresentaram suas pesquisas sobre poluição nos mangues e em toda a costa litoral. Com esse projeto iremos desenvolver um trabalho eficaz para minimizar a poluição em nossas praias”.