SEMAS realiza ações nas escolas em alusão à campanha “Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”

Para dar continuidade a campanha ‘Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes’, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), construiu uma agenda afirmativa, relacionado ao Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nessa quarta-feira, 25, a SEMAS promoveu panfletagem e palestras com orientações para os alunos do ensino médio do Centro de Ensino José França de Sousa e do Centro de Ensino Joaquim Aroso. As ações tiveram a participação de representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); e Selo UNICEF.

Carliane dos Santos, psicóloga do CREAS, explicou durante a palestra aos estudantes que eles devem buscar ajuda na família, na escola com os professores e diretores, na SEMAS, e também com os Agentes Comunitários de Saúde. Devem procurar alguém de confiança para que possam denunciar o abuso e garantir a proteção física e psicológicas das crianças e a adolescente.

O professor Afonso Wermerson, diretor geral da C.E.M José França de Sousa, conversou com alunos que participaram do evento e explicou a diferença entre carinho e abuso sexual. Ele ressaltou que acredita que desde a educação infantil já é necessário trabalhar a educação sexual, no qual se aprende os nomes dos órgãos genitais, quem pode higienizá-los, como dizer “aqui não pode mexer”, ou seja, assuntos de acordo com capacidade de entendimento das crianças.

"Como a maioria dos casos de abuso no Brasil ocorrem em ambiente familiar, então a escola pode ser uma rede de proteção e de ajuda dessa criança e do adolescente. É importante tratar esse tema na escola, pois dessa forma, nós podemos entender o que está acontecendo, aprender a se proteger, além de ser um canal seguro para denunciar o abuso. Essa pareceria com a SEMAS é fundamental, pois foi disponibilizado uma equipe multiprofissional para atender adolescentes vulnerabilidade", enfatizou.

A programação da SEMAS segue acontecendo em diversas escolas e a Prefeitura de Raposa reforça a importância de denunciar qualquer tipo violência contra as crianças e adolescentes. Dique 100 e faça sua denúncia anônima ou procure o Conselho Tutelar.