Prefeitura Municipal de Raposa - Ma

Prefeitura de Raposa e UFMA dão continuidade ao projeto "Nem só de lixo vive o manguezal"

Com tema: "A importância da biodiversidade no mangue", a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMA), deu continuidade à parceria com o Laboratório de Estudos Botânicos (LEB), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Na manhã dessa quinta-feira, 26, uma equipe da UFMA composta por biólogos esteve presente, juntamente com a equipe da SEMMA, na U.I Sarney Filho para dar continuidade no projeto "Nem só de lixo vive o manguezal". A palestra de hoje foi ministrada pelas mestres Gabriela Amorim e Catherine Santos, e dos alunos do curso de biologia, Samuel, Sandro, Ana Beatriz e Ana Carolina, mas a ideia do projeto é realizar várias ações voltadas para educação ambiental, nas escolas com atividades lúdicas, como jogos e práticas para os alunos entenderem as formas de uso, tanto das plantas quanto dos animais.

O biólogo Hynder Lima destacou a importância desses alunos participarem desse protejo. "Nós estamos trabalhando nas turmas das escolas de Raposa com a palestra intitulada, "A importância da biodiversidade no mangue". Trouxemos várias atividades para falar sobre a conservação e a importância desse ecossistema, falando da biodiversidade das espécies que existem, a flora, a fauna e qual importância de cada um para o manguezal", ressaltou.

Thauana Rabelo, aluna de Mestrado em Biodiversidade e Conservação - UFMA, explicou que esse projeto é coordenado pelo prof. Dr. Eduardo Bezerra de Almeida Junior e o tem apoio e financiamento da FAPEMA, através do Edital Cidades. “Nosso projeto tem intenção de trabalhar o desenvolvimento sustentável e sensibilização ambiental para as problemáticas ambientais na Raposa. Para isso serão desenvolvidas várias ações em parcerias com laboratórios, pesquisadores e outros projetos”, enfatizou.

O gestor da U.I Sarney Filho, Amarildo Sales, ressaltou que esse projeto é muito importante pela conscientização que esses alunos irão ter sobre o meio ambiente. “Dessa forma, esse momento acontece para que os alunos tenham a consciência da preservação do meio ambiente que é a melhor forma de cuidar do seu próprio futuro", pontuou.

Naísa do Vale Marques, da coordenação da SEMMA, ressaltou que o objetivo desse projeto também é levar conhecimento para os alunos. "Nosso principal foco é levar conhecimento sobre o ecossistema dos nossos manguezais para os alunos. Mostrar para eles que no mangue existem diversos tipos de espécie de plantas e que todas são muito importantes", finalizou.

 

 

ENDEREÇO

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
CPNJ: 01.612.325.0001-98

ATENDIMENTO

de segunda a sexta, das 08h às 13h
faleconosco@raposa.ma.gov.br
(98) 3229-0202

E-SIC

Estrada da Raposa, 120
Raposa - MA - CEP: 65.138-000
esic@raposa.ma.gov.br