Prefeitura de Raposa implanta projeto de próteses dentárias para garantir saúde e elevar a autoestima dos pacientes

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), iniciou na manhã dessa quinta-feira (23), na UBS do Inhaúma, o projeto de confecção de próteses dentárias para moradores do município. O acessório, além de melhorar a saúde, irá elevar a autoestima dos pacientes.

A coordenadora em Saúde Bucal da Raposa, Priscilla Carvalhal, explica que serão entregues dois tipos de próteses e que o projeto será mensalmente. “Este é um programa do Governo Federal, intitulado Laboratórios Regionais de Prótese Dentária, que o município aderiu. Recrutei esses pacientes através dos Agentes Comunitários de Saúde e as diretorias das UBS’s do município. Por mês confeccionaremos 20 próteses e com um tempo, a partir do aumento da demanda, esse número aumenta”.

Durante o atendimento, a dentista avalia a necessidade, de acordo com cada caso, para então iniciar a confecção da prótese. O dentista responsável pela reabilitação oral e estética é o Dr. Carlos Vitor.

A utilização da prótese vai além do aspecto estético, segundo o dentista Dr. Carlos Vitor. “Vai melhorar o sistema mastigatório, para que os pacientes possam estar com a sua autoestima lá em cima. Nada mais belo que o nosso sorriso e tenho certeza que muitos aqui terão esse prazer de volta”.

Quem ficou contente com a novidade foi o morador da Vila Bom Viver, Devanilo, que só soube agradecer por fazer parte do primeiro mutirão. “Doutor excelente, boa pessoa, ótimo atendimento de todos. Estou muito feliz com essa novidade e não tinha visto isso aqui em nossa cidade antes. Só quero agradecer a todos”.