Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação inicia nesta segunda, 08, em todas as UBS's de Raposa

A partir desta segunda-feira, 08, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes de até 14 anos. A aplicação das doses ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do município. No dia 20 de agosto será realizado o Dia D de mobilização nacional. A campanha prossegue até 9 de setembro.

O público-alvo contra a Poliomielite são as crianças até 4 anos de idade. As crianças menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população. Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. É fundamental que os responsáveis levem a caderneta de vacinação para a conferência das doses aplicadas e atualização da situação vacinal.