Servidores da Saúde tiram dúvidas sobre Varíola dos Macacos em palestra promovida pela SEMUS

Buscando sempre capacitar os profissionais com temas atuais, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou na tarde dessa quarta-feira (17), no auditório da Fazendinha Parque Raposa, uma palestra sobre o surto de Varíola dos Macacos, que já registra casos no Maranhão.

Direcionado a Agentes Comunitários de Saúde e Endemia, além de membros da Estratégia da Saúde da Família e coordenadores, o momento foi oportuno para que todos pudessem tirar suas dúvidas sobre os principais aspectos da doença, além de conhecerem sintomas e precauções. Os responsáveis pela palestra foram João Nerry, coordenador da Vigilância em Saúde; e Livia Cristina Sousa, responsável pelas políticas de IST e AIDS.

A varíola dos macacos é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox, do gênero Orthopoxvirus, pertencente à família Poxviridae. Os sintomas incluem linfonodos inchados, febre e erupção cutânea que pode inicialmente ser confundida com doença sexualmente transmissível se estiver na região genital ou anal.

“O intuito hoje foi alertar esses profissionais sobre a doença que já registra casos em nosso estado. Falamos sobre a forma como a varíola de comporta, quais os primeiros sinais e sintomas que aparecem nas pessoas. Também discutimos a forma de transmissão e orientar as pessoas sobre a proteção”, frisou o palestrante João Nerry.

Todos que participaram do momento julgaram como positivo o encontro, como foi o caso do Agente de Endemias Gilberto Martins. “Esse momento foi importante para que pudéssemos tirar nossas dúvidas sobre o assunto e aprender mais”.