Parceria entre SENAR e Prefeitura de Raposa oferta cursos gratuitos para agricultores rurais

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou na tarde dessa quinta-feira (1º), na sede da secretaria, a quarta aula do curso Negócio Certo Rural.

Ofertado para os agricultores rurais do município, o curso apresenta conceitos de empreendedorismo, planejamento e administração e contém atividades que irão ajudar a criar um plano de negócio estruturado, que pode contribuir para a melhoria da gestão desses cultivadores.

De acordo com o secretário de Agricultura, Vônei Moraes, a oferta desse curso é mais um reforço do trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses em prol da comunidade rural. E pontou, ainda, sobre a importância do curso que está em andamento.

“Tudo que eles estão estudando no curso objetiva oferecer embasamento na questão administrativa, pois eles irão adquirir uma noção de que o trabalho deles é a empresa deles. Então, passam a ter a visão de negócio e pensam como empreendedores, e é isso que tentamos passar para o produtor rural, por meio da parceria com o SENAR. Por isso deixo aqui registrado meus agradecimentos por todo suporte que eles estão nos concedendo por meio dos cursos”, finalizou.

A agricultora e aluna do Negócio Certo Rural, Deuziane da Silva, também expressou toda sua gratidão pela oportunidade. “É uma experiência nova, e posso dizer que já aprendi sobre os valores das coisas que tenho, pois antes eu não dava muita importância para isso. Só queria vender e receber, sem me atentar para as porcentagens ou sobre o que perdia e ganhava. Então hoje estou estudando para aprender tudo isso”.

Além do curso que está em andamento, a SEMAGRI disponibilizará outras capacitações, todas com o intuito de ampliar o conhecimento dos agricultores.

“É de extrema relevância essa parceria, porque nós [SENAR] enquanto instituição formadora, ficamos mais fortes quando encontramos parceiros adequados que trazem os alunos com o perfil correto para fazer os cursos. Um curso como o Negócio Certo Rural deixa o produtor rural organizado para pensar seu negócio a partir daquilo que ele tem. Ele aprende a planejar e a utilizar as ferramentas a favor dele”, relatou a Leonor Viana, pedagoga do SENAR.