SEMAS realiza ações em alusão ao Setembro Amarelo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Em alusão ao Setembro Amarelo, que chama atenção da população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), promoveu, durante a manhã e tarde dessa quinta-feira, 15, rodas de conversas seguidas de dinâmicas, palestras e oficinas com crianças e adolescentes sobre o tema.

As ações tiveram como principal objetivo abordar de maneira eficiente e eficaz um problema social bastante pertinente: o suicídio. Trazendo para o cotidiano variáveis apontadas como possíveis causas sociais e psicológicas, assim como a solução para conflitos existências pertinentes, sinalizados por diversas áreas do saber científico.

Joice Carla Rodrigues, assistente social e condenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), explicou que diversos profissionais estão envolvidos nas ações: psicólogos, assistentes sociais e orientadores.

"Por ser o mês da campanha, estamos intensificando esse tema: o combate ao suicídio. Estamos trabalhando com a prevenção, com a equipe técnica composta por psicólogos e assistentes sociais. E também tivemos a participação de algumas crianças que são do Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Raposa (NUCA) do selo UNICEF. Na próxima semana e durante todo este mês de setembro continuaremos com esse importante trabalho”, declarou a coordenadora.

Andréi Karamazovy, psicólogo do Centro de Referência em Assistência Social, ressaltou que essas e outras atividades desenvolvidas na campanha têm o propósito de oferecer apoio e suporte ao público, auxiliando na identificação dos sintomas de depressão e ansiedade, entre outros sinais, e cativar a população a se mobilizar pela saúde e bem-estar coletivo.

A psicóloga Letícia Oliveira, que também esteve envolvida na ação, relatou que trabalhou atividades lúdicas com as crianças, e com os adolescentes as atividades foram mais participativas e dinâmicas. "Precisamos entender que a prevenção é o melhor combate ao suicídio", finalizou.